terça-feira, 7 de julho de 2015

O começo de uma história

Skate House - O início de uma era

Uma entrevista com uma das figuras mais envolvidas com skate amazonense. Ity Guimas.

 
Entrevista realizada no início de 2014.

Ele já foi uma das figuras mais atuantes da cena do skate manauense. Não gosta de ser chamado pelo nome da identidade e hoje espera o momento certo para retorna à cena. Ity Guimas é o cara por trás do nome Skate House.

O interesse pelo esporte começou em meados dos anos 80 quando o point era do lado do Teatro Amazonas e o skate nada mais era do que um “patinete sem guidão”, como ele mesmo define. “A gente achava que o skate era uma onda passageira.”

Em 92, motivado por uma série de problemas que percebeu existir em Manaus, em relação à compra de peças de skate foi que Ity resolveu criar então a loja mais conhecida da cidade. Isso tudo porque simplesmente, a Skate House não era apenas uma loja que vendia peças, roupas, revistas e coisas relacionadas. Era uma casa mesmo (house=casa), onde todos os skatistas se reuniam para saber mais o que rolava na cena nacional e internacional por meio dos vídeos em VHS. Sim! Havia um videocassete lá. Quem chegava podia assistir os vídeos gringos e nacionais que sempre estavam sendo mostrados em uma TV de tubo de imagem, suspensa na parede da loja. O que pouca gente sabe é que o nome Skate House, que traduzido em português é casa do skate, recebeu esse nome porque quando começou, Ity vendia os produtos na sua própria casa. O seu diferencial, diz ele: “Fiquei 7 anos sozinho no mercado e nem por isso explorei ninguém. Outra coisa é que na época algumas lojas detinham o conhecimento só para à sua panelinha. Daí eu pensei: Como o esporte iria evoluir se quem deveria divulgá-lo acabava ocultando as novidades?”


“Como o esporte iria evoluir se quem deveria divulgá-lo acabava ocultando as novidades?”


De certo que os tempos eram difíceis, não havia um lugar apropriado para a prática do skateboard e a saída encontrada por ele foi construir uma pista móvel, por assim dizer. Foram vários campeonatos realizados. Em um desses foram 120 iniciantes, 92 no amador 2 e 86 no amador 1. Tudo isso sem nenhum auxílio do governo ou prefeitura. Mais tarde, Ity criou a primeira Associação de Skate de Manaus, a ASM.

“A gente achava que o skate era uma onda passageira.” “Fiquei 7 anos sozinho no mercado e nem por isso me aproveitei.”


Taba: Como você vê o skate hoje?

Ity: Hoje as oportunidades são maiores. Existem várias pistas e a internet ajuda com a disseminação das manobras e eventos. Mas a crocodilagem ainda existe e isso atrapalha o crescimento do esporte. Existem muitos oportunistas e gente que só pensa no seu lado. Outro fator que precisa ser corrigido é a questão do uso de drogas nos eventos. Não quero pagar sapo para ninguém, mas quando um atleta renomado acende um simples baseado na pista, isso soa negativamente para os pais que estão investindo nos seus filhos que gostam do skate.

Infelizmente, parece que tem gente que espera um campeonato para fazer m***...
 

Taba: Você está fora do mercado há uns três anos. Parou por quê? Existiram decepções que você poderia falar?
Ity: Cara... é f***! Tive problemas de saúde. Embora empresários e algumas figuras políticas terem me deixado na mão algumas vezes. Digo, na questão dos prêmios prometidos para campeonatos e auxílios com a montagem e transporte de equipamentos e locais para eventos. O problema, às vezes, são os próprios skatistas que insistem em tornar o skate em esporte marginalizado.
Lembro do Pastor da Igreja Tabernáculo Batista (ITB) que há alguns anos atrás construiu uma pista na área da igreja. Todos adoravam a pista. O problema foi que alguns carinhas sem noção começaram a usar e vender drogas ali. Conclusão: a pista acabou. Depois disso, a única pista de vertical que tínhamos, uma das melhores que eu já vi, foi fechada e continua assim por quase dez anos, pelo mesmo motivo. Isso era constante nos campeonatos que eu fiz. Não sou contra quem usa. Cada um deve fazer o que quiser. Porém, tem lugar e hora para tudo.


Taba: O que você acha que deve ser feito para melhorar o skate em Manaus?
Ity: Incentivar os iniciantes fazendo campeonatos e disponibilizando informação constantemente. Diga-se de passagem, que nos campeonatos devem vencer quem realmente andou melhor. Chega de panelinhas. No skate nem sempre o melhor é quem vence.
Acho que quem anda de skate precisa entender que só andar não é suficiente. Muita gente tem se unido para fazer muita coisa legal de uma maneira independente. Ou seja, sem pedir apoio do governo, prefeitura ou empresários. Tem uma grande moçada da old school fazendo coisas bacanas. São pessoas com mais de 20 anos de skate que estão desenvolvendo projetos e fazendo a diferença na cena atual. Embora eu sempre tenha acreditado que o skate é apenas um esporte apaixonante, esses caras estão provando que é uma filosofia de vida.
Ity Guimas contribui muito pro skate amazonense atual (Foto: Matheus Carvalho).


Taba: Uma última frase.
Ity: Em vez de criticar e atrapalhar quem está fazendo algo, faça igual ou melhor.
Taba: Valeu Ity! E volte logo com a Skate House.
Ity: Falou! Precisando...

10 comentários:

  1. Respostas
    1. Cara manos do sk8 Manauara esse cara m ajudo quando tava começando no skete .. Foi meu meu primeiro apoio no skete arumava umas madeiras umas rodas e uns cap pra participar .... Valel ity pela força e empenho pelo esporte .....

      Excluir
    2. Cara manos do sk8 Manauara esse cara m ajudo quando tava começando no skete .. Foi meu meu primeiro apoio no skete arumava umas madeiras umas rodas e uns cap pra participar .... Valel ity pela força e empenho pelo esporte .....

      Excluir
    3. Cara manos do sk8 Manauara esse cara m ajudo quando tava começando no skete .. Foi meu meu primeiro apoio no skete arumava umas madeiras umas rodas e uns cap pra participar .... Valel ity pela força e empenho pelo esporte .....

      Excluir
  2. ESSE É O CARA, SE UM NOME DEVE SER LEMBRADO ETERNAMENTE NO SKATE AMAZONENSE, É ESSE "ITY GUIMAS"

    ResponderExcluir
  3. Ity lembro quando jovem batendo papo com ele na loja, e ele sempre falando que levou tombo dos caras que eram pra ter ajudado. Se hj existe skate em Manaus-AM é devido ao trabalho que esse cara fez! Ity te agradeço mesmo de coração por me apresentar o skate e por ter feito de mim uma pessoa que vive e respira esse esporte sem nunca ter me envolvido com qualquer tipo de drogas! Espero um dia poder voltar a Manaus e visitar uma mega Skate House! A melhor época de minha vida, quando lembro da energia daquela época e do ambiente que era aquela loja chego a lagrimar de emoção. Seus campeonatos foram os melhores que existiram na cidade até a atualidade irmão!

    ResponderExcluir
  4. Ity lembro quando jovem batendo papo com ele na loja, e ele sempre falando que levou tombo dos caras que eram pra ter ajudado. Se hj existe skate em Manaus-AM é devido ao trabalho que esse cara fez! Ity te agradeço mesmo de coração por me apresentar o skate e por ter feito de mim uma pessoa que vive e respira esse esporte sem nunca ter me envolvido com qualquer tipo de drogas! Espero um dia poder voltar a Manaus e visitar uma mega Skate House! A melhor época de minha vida, quando lembro da energia daquela época e do ambiente que era aquela loja chego a lagrimar de emoção. Seus campeonatos foram os melhores que existiram na cidade até a atualidade irmão!

    ResponderExcluir
  5. Ity lembro quando jovem batendo papo com ele na loja, e ele sempre falando que levou tombo dos caras que eram pra ter ajudado. Se hj existe skate em Manaus-AM é devido ao trabalho que esse cara fez! Ity te agradeço mesmo de coração por me apresentar o skate e por ter feito de mim uma pessoa que vive e respira esse esporte sem nunca ter me envolvido com qualquer tipo de drogas! Espero um dia poder voltar a Manaus e visitar uma mega Skate House! A melhor época de minha vida, quando lembro da energia daquela época e do ambiente que era aquela loja chego a lagrimar de emoção. Seus campeonatos foram os melhores que existiram na cidade até a atualidade irmão!

    ResponderExcluir
  6. Ity lembro quando jovem batendo papo com ele na loja, e ele sempre falando que levou tombo dos caras que eram pra ter ajudado. Se hj existe skate em Manaus-AM é devido ao trabalho que esse cara fez! Ity te agradeço mesmo de coração por me apresentar o skate e por ter feito de mim uma pessoa que vive e respira esse esporte sem nunca ter me envolvido com qualquer tipo de drogas! Espero um dia poder voltar a Manaus e visitar uma mega Skate House! A melhor época de minha vida, quando lembro da energia daquela época e do ambiente que era aquela loja chego a lagrimar de emoção. Seus campeonatos foram os melhores que existiram na cidade até a atualidade irmão!

    ResponderExcluir