LONGE DAS PISTAS E MAIS PERTO DA RUA.
Uma das figuras mais conhecidas do skate manauense. Considerado por várias vezes como o melhor skatista de Manaus e um dos mais influentes no cenário nacional, Adonis Lopes Perfeito fala um pouco da sua história com o carrinho.
![]() |
| Profile no site da Skate Salva, uma marca que deixou saudades. Idealizador de grande parte dos projetos da marca. |
Querido por muitos, criticado por vários. Certo é que o cara faz parte da história do nosso skate e continua atuante em prol do esporte. Justiça seja feita. Muita coisa ele ajudou para nossos carrinhos deslizarem suaves em alguns picos da cidade.
Hoje, com um problema sério no joelho esquerdo e outros mais simples no direito (base goof), Adonis se recupera e sonha em manobrar por muitos anos, ainda. Não para menos, ele foi escolhido para dar início a série "frontside" que é uma sequencia de entrevistas com skatistas que fazem parte da linha de frente do skate baré. A intenção é dar voz e vez a todos que fazem parte dessa família que é rua pura.
GARRAFADAS E POGOBOL
Adonis Lopes Perefeito (Perfeito é sobrenome, mesmo), 37 anos, nascido na Benficente Portuguesa e criado em Manaus pelas ruas do Centro ganhou seu primeiro skate por acidente. "Minha mãe tinha prometido me dar um pogobol e como não conseguiu encontrar, comprou um skate. Isso foi em 87. Eu tinha 9 anos. De lá pra cá todos os momentos foram bons (com o skate)." Ainda criança, ele tinha asma e tomou muitas "garrafadas" dadas pela sua vó e não sabe afirmar se foram os remédios caseiros ou a intensidade com que andava de skate que fez com que a doença "pegasse o beco".![]() |
| O pogobol já foi um dos brinquedos mais cobiçados. Já pensou se ele tivesse ganhado um desses? |
Um ano, foi o tempo que Adonis morou em São Paulo. Visitandondo sempre Brasília, pois sua família é dali, teve contato com um amigo (Fubá) que lhe ajudou a proporcionar um dos momentos mais marcantes na sua vida de skatista. Contribuiu para filmagem do 411 Brasil (trip filmada em Brasília) onde teve uma manobra sua filmada pelos caras. Um dos melhores momentos da sua vida como skatista.
![]() |
| Front Side Ollie na extinta Pista Vertical da Vila Olímpica (1992). Foto: Arquivo pessoal. |
Depois de um ano e quatro meses parado em função dos problemas constantes nos joelhos (especificamente no esquerdo) e uma cirurgia de pulmão, Adonis já arrisca manobras, mas sem puxar muito o ritmo.
![]() |
| Em 1998 nas ruas da Manaus pelas lentes de Erick Dammon. Fs nollie heel. |
O SKATISTA PROFISSIONAL E O VIDEOMAKER
| Este ano, na função. Focado na manobra e clicado por Arnaldo Saldanha. |
Taba: Sobre os campeonatos que você correu, conta aí um pouco dessas aventuras.
Adonis: "Eu corri vários. Não lembro quantos. "Ganhei apenas dois como amador. Não sei nem por que eu corria. Era um lance meio Maria vai com as outras. Eu não entendia o que deveria ser feito em um campeonato. Como profissional corri em São Paulo e em Curitiba, depois desencanei".
Taba: Como foi pra você se profissionalizar?
Adonis: "Cara, peguei muita pilha e fui. Preenchi os requisitos da Confederação Brasileira de Skate."
Taba: Podemos dizer que você é um skatista profissional?
Adonis: "Não mais. Me profissionalizei em 2003 e permaneci até 2005 e depois fui filmar."
O que você acha que é preciso para um skatista se profissionalizar?
Adonis: "Velho... carisma. Skate no pé, tá na pegada... sem forçar a barra. Se bem que o skate cru não tem isso. Profissionalismo é institucionalizar. Mesmo assim, dentro do skate se vê um caminho inverso. Pelo menos no skate norte-americano, que é de onde a gente suga tudo e onde o skate nasceu. Aqui no Brasil é meio lá e meio cá. Tem muitos profissionais que não são confederados. Tem shape com nome e tem o rolê. É tipo meio ambíguo isso, saca, tio?! "
Taba: Quais os picos mais loucos que você já andou?
Adonis: "Com certeza os picos mais irados que tive a oportunidade de andar foram em Barcelona. Atravessar o oceano e andar onde só via nos vídeos. É muito louco, isso!"
Taba: E a sessão mais marcante?
Adonis: "Cara, foi uma que eu não andei. Foi quando os gringos estiveram aqui. Apenas pude filmar. Estar perto deles foi a realização de um sonho."
Taba: O que tu ouve no rolé?
Adonis: "Tio, ouço de tudo. Coisas diferentes."
Taba: O skate manauara é:
Adonis: "É guerreiro. Aqui somos meio que isolados. O skate é algo que vive do intercambio físico e acaba sendo difícil para os skatistas daqui saírem para outros lugares."
Taba: O que é o skate pra você?
Adonis: "Cara, é uma forma de ver o mundo. Quem anda de skate acaba tendo uma visão mais detalhada e abrangente do todo."
![]() |
| Se dividindo entre filmar e andar um pouco com os parceiros. Nollie bigspin nose pick ( 2014). Foto: Pedro Gabriel. |
PONTA NEGRA E BILHARES
O lance de fazer algo mais pelo skate surgiu com Ity, Alex Borja e Adonis (com 16 anos na época) ganhando emprestado os fundos e as sobras de uma metalúrgica para começarem a fazer obstáculos para a galera andar. "Desde então começamos a fazer, mesmo sem saber. Grande Ity! Sempre incentivando e participando de todas as formas." Completa, Adonis.![]() |
| De base trocada, ou seja, switch stance fs nose grind na Ponta Negra, em 2005. Foto: Blaise Pascal. |
O que algumas pessoas não sabem é que a pista mais famosa de Manaus e segundo o skatista profissional Murilo Romão, a melhor do Brasil, a da Ponta Negra (inaugurada em setembro de de 2002), foi desenhada por Adonis e foi inspirada no estilo plaza, ou seja, praça para andar de skate, que é uma tendência mundial. Adonis diz que a pista da Ponta Negra nasceu assim: "Comecei a fazer o projeto, à convite do secretario de esportes da época (Fabrício Lima) e sempre que eu fazia algo eu mostrava pros meus amigos do skate (Ulysses Boca, Antonio Manguaça, Wanderson, Adolfo Matchely, Wendell). Acho que foi por isso que deu certo. Não ficou só na mão dos arquitetos/engenheiros. Teve a consultoria de skatistas de verdade."
Outra pista bem conhecida e que passou por reforma recentemente, sob a influência e iniciativa da então Skate Salva, marca da qual era um dos sócios, o 'Bilha', assim conhecida a pista do Parque dos Bilhares,surgiu de uma ideia que não foi necessariamente de Adonis. Explica: "Eu estava no hall do elevador no Millenium e pude ver que ali seria construído algo tipo uma pista de skate. Contudo, tinha erros de angulação e outros. Fiquei preocupado e curioso. Aos olhos leigos, parecia uma pista de skate, mas para nós com certeza não era. Tive acesso à empresa que ganhou a licitação e minha opinião foi aceita por esta empresa."
![]() |
| Nose blunt no Bilha (2014) na era da Skate Salva numa cena rápida. Registrado por um dos mais novos talentos da fotografia manauara, Pedro Gabriel (PG). |
OS VÍDEOS
Há muito tempo atrás, Adonis resolveu fazer vídeos das sessões dos amigos e dos parceiros que andavam pela Praça do Congresso e no Centro (Itamaracá e Porto). "Sempre tive vontade de fazer vídeo, desde a primeira vez que assisti "Skate, o esporte emoção (1987)". Aluguei inúmeras vezes."Nessa mesma época, quando ganhou (na verdade se apossou) sua primeira câmera do pai, Adonis começou a fazer os primeiros registros e já se arriscava em edições simples, mas com uma visão toda sua. Então, após vários vídeos simples e sem nome, surgiram o Malako e Perfeito Submundo, que são alguns dos mais acessados.
![]() |
| Frame video 411, nº 64. Nose Slide. |
Taba: O que a gente pode esperar para esse vídeo?
Adonis: "O Skateboard está aberto a tudo. Não posso me fechar para nenhuma possibilidade. Espero um vídeo que dê vontade de andar em quem assistir."
Taba: Deixe uma mensagem?
Adonis: "Faça o que tiver vontade. Trate bem as pessoas. Saiba reconhecer os amigos. Respeite os outros. Saiba aceitar as diferenças. Consiga compreender o todo. Acho que é isso, tio."
Taba: Valeu, tio!
Adonis: "Nós!"
![]() |
| Esticando alto um ss fs flip e fotografado, mais uma vez, pelo parceiro, Blaise Pascal (2004). |
Segue alguns dos vídeos mais acessados do skatista e videomaker Adonis Perfeito, se ainda não viu, dá uma conferida lá:
MALAKO:
PERFEITO SUBMUNDO (PARTE FINAL):
COSTUME (TEASER):









Nenhum comentário:
Postar um comentário